Coincidência ou não, os filmes com futuro distópicos estão ligados ao momento da sociedade atual. Com alguns filmes lançados, como Divergente, O Doador de Memórias, Maze Runner, entre outros. Fica evidente o receio da sociedade (ou dos diretores rs) com o fim da vida como vivemos hoje.Uma característica da distopia é mostrar ao extremo características negativas da sociedade em que vivemos. Nos filmes que citei, os autores estão mostrando que na sociedade cada um tem um papel/ função e que de maneira nenhuma podem ser diferentes do que foi definido. Se pararmos para pensar e ligar com o momento que vivemos hoje, podemos considerar estes filmes como avisos que nos dizem que para sobressairmos na sociedade temos que perder nosso medo das regras e ir em frente.
Engraçado que lembrando de alguns filmes do passado, a ideia era bem diferente. Em filmes como O Exterminador do Futuro, nosso mundo vivia empolgado com a evolução das máquinas e logo veio o medo de que um dia estas mesmas máquinas pudessem alcançar um ponto de evolução tão avançado que nos colonizariam. Décadas se passaram e isso não aconteceu, como nos filmes. Mas podemos dizer que sim, somos dominados por máquinas de menor tamanho: gadgets. De certa forma somos reféns delas!
Já em outros filmes, mostramos a nossa sociedade lutando por recursos, como a busca por óleo em Mad Max, onde lutas eram travadas constantemente em busca do tão precioso combustível. Aí, você pára e pensa: e estas guerras que que estão acontecendo, na sua grande maioria no Oriente Médio, e que todos os dias observamos noticias na TV?Elas são fruto não somente da intolerância religiosa, que na minha opinião, é apenas disfarce para o grande motivo destas disputas que é o petróleo daquela região.
Também tivemos oportunidades de assistir outro clássico do cinema: Waterwolrd. Um filme que mostra o planeta terra tomado pelas águas por consequência dos derretimentos das calotas polares. Todos conhecemos os impactos de tudo que produzimos e que interferem diretamente a natureza. Se nada for feito, mais uma vez teremos um filme com futuro distópico se tornando realidade. Aguardemos!